quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dom Bergonzini, defensor da vida


Faleceu na madrugada de hoje, 13 de junho, o bispo emérito de Guarulhos (SP), dom Luiz Gonzaga Bergonzini. Dom Bergonzini estava internado no hospital Stella Maris, em Guarulhos, desde o dia 21 de maio, onde apresentava um quadro de pneumonia, que evoluiu para embolia pulmonar.

Dom Bergonzini ficou conhecido, nos últimos anos, por sua militância em favor da dignidade da vida humana. Lutou de maneira incansável para desmascarar, nas últimas eleições presidenciais, as mentiras do Partido dos Trabalhadores – que se revelou favorável à descriminalização do aborto. Travou um duro combate contra os inimigos da Igreja (especialmente membros do clero mais preocupados com o próprio umbigo que com a integridade do Evangelho). Neste ano, por fim, conduziu uma vigília de oração pela vida em frente ao Supremo Tribunal Federal, por ocasião do julgamento da legalização do aborto de fetos anencefálicos.
Dom Bergonzini foi um vitorioso. – Mas, ora, o PT não ganhou as eleições? E o julgamento do STF não foi um resultado negativo? – Sim, não há dúvidas que, concretamente, houve derrotas. Mas a coragem do Leão de Guarulhos – assim ficou conhecido o bispo paulista – vem mostrar que o aparente “triunfo” dos maus não foi alimentado pelo silêncio dos bons. Os católicos deste país conquistaram com Dom Bergonzini ânimo para lutar, para dizer “sim” à vida, “sim” à dignidade humana, “sim” à maternidade responsável. Ficamos mais fortes, arriscamos atos de valentia e bravura. E tudo graças à ousadia de um pastor. Um pastor que hoje parte ao encontro do Pastor Supremo, nosso Senhor Jesus Cristo.

Em seu blog, dom Bergonzini continuou escrevendo periodicamente, mesmo internado. Em um de seus posts ele disse: “Agradeço, do fundo de meu coração, a todos que estão em oração por mim. Ao Bispo de Guarulhos, dom Joaquim Justino Carreira, a todos os padres, seminaristas, religiosos e religiosas e leigos da diocese. Ao padre Paulo Ricardo, ao padre Mateus Maria , ao padre Marcelo Gabert Masi, e a todos que os acompanham e os seguem  no twitter, faceboock. google+, agradeço as muitas orações. Agradeço aos Blogueiros e Internautas de Cristo, aos grupos de oração e a todos os que comentaram no blog ou enviaram emails diretamente para meu endereço eletrônico.  Suas preces são imprescindíveis”.

Rezemos pela alma de Dom Luiz Bergonzini, valente servo de Deus. Que a sua alma, pela misericórdia do Altíssimo, descanse em paz.

As informações da diocese de Guarulhos sobre o funeral:
13.06 -  às 19:30 h. - Missa de Corpo presente na Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição;
14.06 - às 10h. - Missa seguida do sepultamento na própria Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição;
Endereço: Praça Tereza Cristina. n. 01, Centro, Guarulhos.


Fontes: cnbb.org.br
            beinbetter.wordpress.com

+ + +

Até mais, caro Apóstolo!

Aguardo e vivo a expectativa do reencontro primeiro.


Nenhum comentário: