domingo, 19 de fevereiro de 2012

Do Culto Cristão Católico

Caros amigos que me acompanham nesta jornada de blogueiro, gostaria de deter-me num ponto que me instiga e move ao comentário: o Culto.

A moção começa com questionamentos que deveriam ser de fácil explicação e aceitação, mas, infelizmente, não há muitos adeptos à concordância e à aceitação das respostas.

Por que nos ajoelhamos na Missa?
Por que nos ajoelhamos frente ao Altar?
Por que fazemos o Sinal da Cruz?

Bem, estas acima são perguntas que me fizeram jovens pertencentes a um grupo que queria saber mais sobre a Santa Missa e a Liturgia. Respondi a eles; e me pareceram satisfeitos com o que lhes expliquei - com ajuda de Luciano Peixoto.

A grande questão é:  Por que não temos aula de Liturgia junto às de Crisma? Não aceito a "resposta" de que não há tempo, porque odeio a ideia de que temos "pressa" para crismar jovens - se temos um caminho a ser percorrido, não devemos "encurtá-lo" para parecer "agradável". Quantidade de pessoas não deve ser, a meu ver, uma prerrogativa de boa catequese; antes parece-me frívola, vulgar.

Eudes Inacio, sJpVM.

Quando tiramos os olhos da Cruz, começamos o processo de idolatria.

Nenhum comentário: