quinta-feira, 21 de julho de 2011

2ª Conferência de Juventude de Alagoas

"Nesta quinta-feira (21) foi realizada a abertura da 2ª Conferência da Juventude de Alagoas.
O evento foi uma preparação para Conferência Nacional de Políticas Pública de Juventude marcada para os dias 9 a 12 de dezembro e aconteceu no auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares. 
A finalidade da Conferência é eleger as prioridades e propostas que serão discutidas nas etapas regionais e municipais da Conferência e depois apresentadas na etapa nacional."
[http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/ii-conferencia-da-juventude-reune-jovens-de-varios-municipios]


Eu trouxe este assunto porque, por causa da Pastoral da Juventude, fomos convidados Rogério Leite (coordenador PJ), Mariany Chaves (secretária PJ) e eu por José Benedito (Superintendência de Articulação da Juventude) para esta Conferência, que foi apenas um lançamento, não a execução dela propriamente dita. 
Nos dias 23 e 24 de setembro é que ocorrerá a Conferência sob o tema: "Conquistar os direitos. Desenvolver Alagoas."
Foi-nos dito que a PJ tem lugar na comissão de organização da Conferência - fato que achei importante e de alta relevância para a juventude católica também poder contribuir nas ações governamentais de políticas para a juventude.
Neste meio, jovens pertencentes a movimentos estudantis, partidos políticos, associações e entidades ligadas à juventude. Considero importante abrir o diálogo com este jovens que também são de Cristo (talvez ainda não o saibam!).
Em tempo que a PJ se prepara com toda juventude para a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, a Padroeira de Maceió, corre atrás de enxergar o horizonte de ações que humanizem a juventude.

Particularmente, como assessor, imagino os ganhos para a ação pastoral, sem descuidar dos embates por nos abrirmos ao diálogo com jovens de esquerda e suas instituições que defendem.

Não temo. Se cuidamos de ações em prol da juventude extra-eclesial, cuidamos também do ser integral do jovem.

Nossa contribuição tem valia de expor, sob a Luz do Evangelho de Cristo, o que a juventude precisa.

Enquanto os jovens socialistas falam da construção do social, "democracia" e da utopia marxista; enquanto os órgãos do governo falam em geração de emprego, das "oportunidades"; nós, do essencial: Cristo é Salvador e a resposta a todas as ânsias de felicidade existentes.


Que nosso Senhor nos ilumine.

Nenhum comentário: