domingo, 21 de novembro de 2010

QUEM SE DIZ CRISTÃO, SEGUE O SEU BISPO

Da Carta aos Efésios, por Santo Inácio de Antioquia (séc. II), bispo e mártir:

Exorto-vos a proceder segundo o pensamento de Deus. Pois Jesus Cristo, o indefectível princípio da nossa vida, é o pensamento do Pai. Do mesmo modo, os bispos, estabelecidos até aos confins da terra, estão no pensamento de Jesus Cristo.

Convém, pois, proceder segundo o pensamento do vosso bispo. É, aliás, o que fazeis. O conjunto dos vossos sacerdotes, verdadeiramente dignos de Deus, está ligado ao bispo como as cordas o estão à cítara. Assim, na conformidade dos vossos sentimentos e na harmonia da vossa caridade, cantais Jesus Cristo. Que cada um de vós se torne membro deste coro para que, na harmonia da vossa conformidade e no tom de Deus, canteis na unidade de uma só voz os louvores do Pai, por Jesus Cristo.

Vós sois as pedras do templo do Pai, talhadas para o edifício que Deus Pai construiu, que se eleva até ao cimo pelo instrumento de Jesus Cristo, que é a Sua cruz, servindo-vos como cabo do Espírito Santo. A vossa fé atrai-vos para o alto, e a caridade é o caminho que vos eleva até Deus. Sois também companheiros de caminho, portadores de Deus e do Seu templo, portadores de Cristo, levando os objetos sagrados, ornados em tudo com os preceitos de Jesus Cristo. Convosco, vivo na alegria; regozijo-me convosco pelo fato de que, vivendo uma vida nova, amais apenas a Deus.

(Por Dom Henrique Soares, Bispo Auxiliar de Aracaju, em: http://costa_hs.blog.uol.com.br/)

Nenhum comentário: