domingo, 30 de maio de 2010

O Sabido e o Romeiro

Todos os dias, à mesma hora, no cair da tarde, passava o Romeiro para ir à Missa. Ele era feirante no Mercado da Produção e, chovesse ou fizesse sol, fechava sua banquinha pra poder ir à Missa.

De bicicleta, bagageiro lotado, pedalando para sua humilde casa com seus arrecadados. Para casa tomar banho, se arrumar.

Com um Tercinho na mão. Colônia de cheiro simples; cabelo bem penteado.

O Sabido, que morava numa casa na rua que o Romeiro passava todos os dias para ir à Missa, ficava intrigado com esta atitude.

Certo dia, o Sabido, grande conhecedor da Bíblia - sabia de cor e salteado muitos versículos bíblicos, sabia até quantos capítulos e versículos havia em cada Livro -, parou o Romeiro e lhe falou alguns versículos da Bíblia, dizendo que o que o Romeiro estava errando. Reclamou de seu Tercinho; acusou-lhe de idolatria; disse que sua igreja não era de Roma que matou os apóstolos; que os padres eram ladrões, mentiros, homossexuais...; disse que Maria estava em dormição e que tivera muitos filhos e que não era santa qual nada... Tudo isso ouviu pacientemente o Romeiro com um ar de sorriso no rosto (contrastando com a testa enrugada e olhos arregalados do Sabido).

O Romeiro perguntou:
- O sinhô sabe muito da Bíblia, num é?
- É a Palavra de Deus!! e...
- Peraí, irmão. Confesso q'eu num sei tanto da Bíblia como o sinhô...
- Mas você tá iludido com a babilônia. Os padres tão lhe engando.
- Olhe só! Tudo isso que o sinhô me falô tá na Bíblia num é? E o sinhô já leu ela toda, num foi?
- Foi. Tudo o que falo tá aqui na Palavra [falava isso batendo com a mão na Bíblia]
- Olhe, meu irmão, se tudo o que o sinhô aprendeu lendo a Bíblia todinha é isso, prifiro mais os versiclos que já sei... Porque, ser sabido como o sinhô, não se parece com o Jesus cô aprendi na Santa Missa... Por favor, me deixe ir agora, porque tô indo pra lá agora.

Foi-se o Romeiro para a Missa.

+ + +

Eudes Inacio, sJpVM
servo de Jesus pela Virgem Maria

Nenhum comentário: