quinta-feira, 27 de maio de 2010

10 Mandamentos

No meu trabalho honroso como catequista, ao lado de Paulo Ricardo e de Fátima na Igreja de N. Sra. das Graças - na Levada, tenho exercitado mais minha Fé e, por que não, aprendido mais sobre Ela.

Ao falar sobre os 10 Mandamentos da Lei de Deus, suscitou-me o Espírito: que são mandamentos?

Primeiro, pus-me a relembrá-los em ordem (confesso que nas 2 primeiras tentativas não acertei a ordem - isso vem desde minha catequese na turma do catequista Cícero Lins e Anderson [ajudante], na Perpétuo Socorro, há 17 anos, que tinha ainda: Adalberon, Adriana Calado, Alberto, Cícero Michael, Fernando Ítalo, Iolanda, entre outros... tempos bons).

Ora, voltemos aos 10 Mandamentos. Se são Mandamentos, não são pedidos para que, se puder, faça.

Quando mandamos nossos filhos fazerem algo, dizemos "faça se quiser"? Ordenamos, mandamos. Deus o faz também. Deus nos manda porque é preciso executarmos Seus Mandamentos se queremos dizer que O servimos.

Eis a chave: Diante de Deus, aqueles que observam Seus Mandamentos. Se esquecemos Deles, como poderemos observá-Los? Se são Mandamentos, não são "façam se quiserem". Os Mandamentos são condição ao lado de vender tudo e dar aos pobres, tomar sua Cruz e seguir ao Cristo (cf. Mc 10,17-21).

Reaprendi o valor dos 10 Mandamentos: Conhecê-Los, observá-Los e confiar na Graça.

+ + +

Eudes Inacio, sJpVM

Nenhum comentário: